quinta-feira, 26 de março de 2009

monociclo.


CAPÍTULO V - DAS DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS SISTEMAS DE MOBILIDADE URBANA
Art. 21 O Plano de Mobilidade Urbana previsto, no parágrafo 2º do art. 41 da Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, é o instrumento de efetivação da política de mobilidade urbana e deverá seguir os princípios e as diretrizes desta Lei (...) (M.CIDADES, 2006a)



(I) Garantir a diversidade das modalidades de transporte, respeitando as características das cidades, priorizando o transporte coletivo sobre o individual, os modos não motorizados e valorizando o pedestre; (...)

domingo, 22 de março de 2009

tudo ligado.


Revista Ciência Hoje - Outubro 2008 - Vol. 42 - http://cienciahoje.uol.com.br/129024

Lembrei do meu amigo Bora - j.am (
http://conurba.blogspot.com/), um artigo nessa revista que revisa e faz uma crítica a um livro lançado: Paisagem, espaço e sustentabilidade: uma perspectiva multidimensional da geografia (Editora PUC-Rio). O autor discute, dentre outras coisas, quando uma ciência (Geografia) resolve pedir licensa a outra (Biologia) pra usar os termos, e assim bagunçar (com ótimas intenções) a fronteira que na verdade não existe. Tenho me deparado o tempo todo com isso, como estudo e trabalho em uma área da básica, é inevitável quase sempre invadir os limites de outras áreas do conhecimento. Desdepartamentalização!
O ensino tradicional - enciclopédico - gosta de compartimentar conhecimento, e acaba que forma pessoas, raciocínios e habilidades também seccionados. E isso acaba refletindo nos horizontes restritos no micro e no macro...
Sempre que tiver oportunidade...pense tudo junto!

sexta-feira, 20 de março de 2009